Ilustração de ícone Dúvidas sobre Corretora Seguros

Dúvidas Gerais

1. O que é franquia do seguro?

A franquia é a participação obrigatória em caso de sinistro do bem segurado.

2. Em caso de sinistro com atendimento apenas a terceiros é necessário pagar franquia?

Não. Em caso de atendimento apenas para terceiros a franquia não é cobrada, uma vez que não envolve atendimento ao bem segurado.

3. Qual a diferença entre franquia normal e reduzida?

Na franquia normal, o valor da franquia é geralmente o dobro da reduzida e o valor do prêmio do seguro fica relativamente mais barato. Ou seja, a participação obrigatória em caso de sinistro, o valor a ser desembolsado pelo cliente respeitara a franquia contratada.
 

4. A seguradora poderá recusar a proposta?

Sim. A cias possuem critérios para emissão, por exemplo: em caso de seguro novo a cia pode solicitar vistoria no bem, essa vistoria é para avaliar a condição do mesmo e a partir disso, considerar a recusa do risco.

5. Após transmitir a proposta o veículo já está segurado?

A partir da transmissão da proposta a cia seguradora tem até quinze dias para avaliar o risco e os critérios de emissão (pagamento da 1° parcela e vistoria quando necessário). Nesse período o contrato fica em cobertura provisória. A emissão da apólice é o que garante a cobertura definitiva do bem e pode acontecer antes do prazo de quinze dias. 
 

6. Quanto tempo para emitir apólice?

A cia tem até quinze dias a partir da transmissão da proposta para emitir apólice, desde que os critérios para emissão tenham sido atendidos.
 

7. O que acontece se houver atraso nos pagamentos do seguro?

Em qualquer parcela, em caso de não pagamento a cia pode cancelar o seguro. Porém existe a possibilidade de reprogramar a parcela em aberto três dias após a data de vencimento. É necessário consultar a regra de cada seguradora.

8. Qual o prazo para receber a indenização de um sinistro de perda total?

A partir da liberação da indenização a cia tem até 30 dias corridos para efetuar o pagamento.