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Informação e relacionamento com você

Aqui vamos dividir com você informações e novidades importantes sobre Seguros e os assuntos que tenham afinidade com este tema principal.

Confira!


Direção defensiva é como ter uma vida super saudável na estrada e nas ruas da cidade. É dirigir de um ponto a outro sem sofrer/ provocar acidentes, sem multas e sem preocupações!

Os cursos de Direção Defensiva são ótimos para que o motorista aprenda técnicas de Direção de veículos que previnam batidas e infrações às leis de trânsito.

Os motoristas passam a reconhecer as causas e os perigos que conduzem às batidas, fazendo com ele use as técnicas eficientes para evitar acidentes.

Técnicas para saber como tomar decisões corretas e planejar como chegar ao destino sem ser desviado de seus objetivos, pelas agressões e provocações de outros motoristas. O famoso estresse no trânsito!

O motorista desenvolve atitudes seguras ao dirigir, melhorando a forma de entender e reagir a estímulos do trânsito.

Em poucas horas o motorista é sensibilizado quanto aos três grandes aspectos que provocam os acidentes de trânsito; as condições adversas do ambiente, as condições adversas do veículo e o mecanismo subjetivo de tomadas de decisões, envolvendo atitudes inseguras, falta de planejamento, estresse e direção agressiva.

Paz no trânsito e mais segurança nas estradas e ruas da cidade!
Faça curso de Direção Defensiva e tenha uma vida ?mais saudável? na direção!

Dirigindo na chuva!
É preciso redobrar a atenção quando dirigimos na chuva!
A água diminui a aderência dos pneus com o asfalto. Além disso, no começo da chuva a atenção deve ser bem maior, já que com a mistura da água com o óleo, poeira e fuligem, a pista fica muito mais escorregadia.
Outro detalhe importante, é que quando chove nas estradas é preciso diminuir a velocidade, já que se frear bruscamente pode acontecer a famosa ?aquaplanagem?, que é quando ocorre um acúmulo de água no asfalto e os pneus acabam perdendo a aderência, fazendo assim com que o condutor não tenha total domínio sobre o veículo.
Não esqueça de verificar os pneus! Carecas ou esgotados não estão com nada e podem prejudicar a segurança do seu automóvel.

ATENÇÃO PARA AS DICAS:
- Diminua a velocidade quando estiver chovendo, isso faz com que você controle muito mais o seu carro.
- Fique atento aos pneus. Quanto mais careca, menos atrito existe entre a pista e o veículo.
- Acender os faróis, desde os primeiros sinais de chuva, ajuda a orientá-lo melhor e a orientar também os outros condutores.
- Nunca pise nos freios bruscamente.
- Evite o acostamento. Caso seja necessário parar, procure um local apropriado.
- Evite sempre passar por meios de enchentes, por menor que pareça o risco, pode haver um buraco no meio da água e você pode acabar ficando preso.
- Se a chuva estiver muito forte, e a visibilidade estiver prejudicada de alguma maneira, procure um local seguro para parar o carro, de preferência locais longe de enchentes e até mesmo de árvores.

Você sabe usar corretamente os faróis do seu carro? Sabe quando deve acender o farol alto, lanterna, farol para neblina? Então confira algumas dicas da Rodobens Corretora de Seguros.

Luz Alta: facho de luz do veículo destinado a iluminar a via até uma grande distância do veículo.

Luz Baixa: luz do veículo destinada a iluminar a via diante do veículo, sem ocasionar ofuscamento ou incômodo injustificáveis aos condutores e outros usuários da via que venham em sentido contrário.

Lanterna: luz do veículo destinada a indicar a presença e a largura do veículo.

Farol de milha: é projetado para iluminar à longa distância, por isso é instalado em pontos mais altos no carro (na altura dos faróis normais ou acima destes) e possui um foco concentrado para não dispersar a luz. Como pode ofuscar os outros motoristas, o seu uso deve ser limitado nas estradas e apenas quando absolutamente necessário e não causar inconvenientes.

Farol de neblina: é projetado para iluminar o pavimento logo à frente do veículo, e por isso é instalado o mais próximo possível do nível do solo. Espalha a luz em forma de leque, abrangendo uma área maior. Como o seu alcance é de curta distância, o ofuscamento causado aos outros motoristas é menor. Além de permitir uma melhor visibilidade em caso de neblina, nuvens de poeira ou chuva, o farol de neblina também é muito útil para ver melhor os buracos nas ruas, tanto que antigamente era apelidado de "caça-buraco".

Se liga nas regras do Debateram!
Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:
I - o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública;
II - nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;
III - a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário;
IV - o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração;
V - O condutor utilizará o pisca-aleta nas seguintes situações:
a-) em imobilizações ou situações de emergência;
b-) quando a regulamentação da via assim o determinar;
VI - durante a noite, em circulação, o condutor manterá acesa a luz de placa;
VII - o condutor manterá acesas, à noite, as luzes de posição quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias.
Parágrafo único. Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas, e os ciclos motorizados deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e a noite.

Art. 250. Quando o veículo estiver em movimento:
I - deixar de manter acesa a luz baixa:
a-) durante a noite;
b-) de dia, nos túneis providos de iluminação pública;
c-) de dia e de noite, tratando-se de veículo de transporte coletivo de passageiros, circulando em faixas ou pistas a eles destinadas;
d-) de dia e de noite, tratando-se de ciclomotores;
II - deixar de manter acesas pelo menos as luzes de posição sob chuva forte, neblina ou cerração;
III - deixar de manter a placa traseira iluminada, à noite;
Infração - média;
Penalidade - multa.
http://www.denatran.gov.br/ctb.htm

NÃO ESQUEÇA!
Andar com os faróis desregulados também é infração e pode causar acidentes!

É pura verdade que o mundo de hoje é estressante, corrido, impiedoso até. O aumento da competição pelo emprego, para vencer a concorrência, para desenvolver novos produtos e serviços tem nos feito trabalhar mais e mais ? vivemos numa verdadeira roda-viva. Cuidado!
Pessoas estressadas, cansadas, mal dormidas, mal humoradas não conseguem desenvolver a criatividade tão necessária para vencer. Pessoas que só pensam em trabalhar, trabalhar, trabalhar não têm cabeça livre para criar e inovar. Cuidado! Tempo é questão de preferência.
É preciso achar um tempo para você, para sua família, para sua recreação e para o seu lazer. É preciso ter tempo para ir a um cinema, a um jogo de futebol, a um restaurante. É preciso ter tempo para ler um bom livro, passear, viajar com a família, visitar amigos e ?jogar conversa fora? de vez em quando.
É preciso ter tempo para brincar com os filhos, participar da escola em que estudam, assisti-los num jogo ou num balé. É preciso ter tempo para ir a um teatro, a um circo, a uma festa sertaneja ou feira que esteja acontecendo na cidade. Quem só trabalha vira ?bicho?. Quem só trabalha, só fala em serviço, fica isolado. Ninguém o suporta. Cuidado! Conheço pessoas que ?deram a vida? para o trabalho e terminaram estressadas e enfartadas e o que é pior, sem o reconhecimento dos outros. O que sua empresa quer é a sua inteligência, criatividade, capacidade inovadora, motivação, comprometimento e não o seu ?sangue?. Pense nisso. Será que você está dando o necessário tempo para a sua recuperação física e psíquica? Não estará você querendo provar para você mesmo que é um super-homem ou uma supermulher que só pensa em trabalhar, trabalhar, trabalhar? Tenha tempo para as coisas essenciais da vida!

Texto extraído do site www.anthropos.com.br




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